Yo, min'na!!

Antes de começarmos a estudar o japonês acho necessário que se saiba um pouco sobre a origem desse idioma e como ele foi criado.

O japonês não é uma língua original. Não se sabe qual é a sua verdadeira origem, mas  existem estudos que mostram que o japonês é uma mistura, de vários dialetos asiáticos. Em épocas remotas, o Japão era um pais sem escrita, possuindo uma comunicação totalmente oral.

A incorporação dos ideogramas chineses a língua japonesa é datada oficialmente do séc III a.C ao séc VI d.C, entre os períodos Yayoi e Kofun, uma época em que no Japão estava acontecendo uma consolidação politico-administrativa definitiva.

Muitos historiadores acreditam que a introdução dos caracteres chineses começou através de monges Budistas, que ao vir para o Japão, trouxeram consigo alguns textos Chineses. Esses textos eram escritos na língua chinesa, e num primeiro momento teriam sido lidos como tal, mas com o passar dos anos, um sistema conhecido como kanbun (漢文)  foi desenvolvido. Esse novo sistema basicamente usava sinais que permitiam que os símbolos chineses fossem usados como representação das palavras japonesas, preservando-se assim a língua nativa.


Entretanto o povo japonês começou a adaptar os caracteres chineses ao seu próprio modo de comunicação, alterando o seu modo de leitura, surgindo assim um outro sistema de leitura chamado man'yōgan (万葉仮名). Com a união desses dois sistemas se originou as leituras Ondoku e Kondoku. Por exemplo o kanji que significa água  , na pronuncia japonesa fica mizu, e a adaptação feita do chinês é sui. A fonética chinesas é chamada On e a japonesa é Kon.

Então, a partir dos Kanji foram desenvolvidos dois alfabetos, o Hiragana e o Katakana. Essa criação foi datada do período Heian (séc. VII a XII). Nessa época, apesar das japonesas não terem acesso à educação e formação superior, muitas delas se destacaram no campo da literatura e contribuíram para a construção do hiragana. Por causa da influencia feminina foi que o hiragana tem esses formatos curvos e mais desenhados.

(aparecem en vermelho (os segmentos de man'yōgana adaptados como caracteres katakana)Ao mesmo tempo, os estudantes dos monastérios procuraram encontrar uma forma simples de representar os sons na escrita. Os novos símbolos produzidos por esse processo foram criados com traços mais poligonais ou quadrados, facilitando a escrita dos mesmos. Esses símbolos são chamados hoje de katakana.

Através de um pequeno estudo da história japonesa, descobrimos que a escrita japonesa veio da China, e que os alfabetos conhecidos como hiragana e katakana são provenientes dos caracteres chineses.