Konnichiha, minna!!

Nesse post vou mostra algo que acho essencial numa linguagem, e foi uma das primeiras coisas que eu aprendi, a auto-apresentação. No Japão elá é conhecido como「自己紹介(じこしょうかい)」.

Aqui vai um exemplo de auto-apresentação:

                                                         はじめまして。

                                                  私の名前はスザクです。

                                        ブラジル人です。私は21歳です。

                                                     よろしくおねがいします。

Vamos analisar esse pequeno exemplo.

Usamos o「はじめまして」quando nós conhecemos ou somos apresentados a uma pessoa. Ela geralmente é traduzida como 'Muito prazer' ou 'prazer em conhece-lo'.

Depois usamos o「私の名前は~です」para dizer nosso nome.


  • 「私(わたし)」significa 'Eu', e junto com a partícula de possessão「の」, fica com o significado de Meu. 
  • O「は」aqui lido como wa é uma partícula que indica o tópico da frase.
  • 「名前(なまえ)」significa 'nome'
  • E o「です」é usado para confirmar a informação, o uso dele é parecido com o uso do verbo ser.


Então no caso「私の名前はスザクです」significa 'Meu nome é Suzaku'.

A frase「ブラジル人です」significa 'Sou brasileiro' .

  • Onde「ブラジル人(ブラジルじん)」é a junção do nome do pais, no caso o 'Brasil'「ブラジル」 +「人(ひと)」o kanji de 'pessoa', lido como じん na junção. Literalmente 'Pessoa do Brasil'
  • E novamente o「です」é usado para confirmação.


A frase「私は21歳です」significa 'Tenho 21 anos'.

  • O número 21 aqui é lido como「にじゅういち」. significa ano, idade. Nos adicionamos o Sai ao numero quando queremos dizer a idade. 
  • Há algumas exceções, tipo「1歳」lido como「いっさい」e「20歳」lido como「はたち」.
E por fim temos a frase よろしくおねがいします。 que significa  'Prazer em conhecê-lo'.
Essa é uma frase muito comum no cotidiano dos japoneses.
É uma expressão muito útil pois também podemos pedir algum favor usando essa frase.

Se alguém lhe disser よろしくおねがいします。 simplesmente responda com outroよろしくおねがいします。

Aprendemos hoje como se apresentar em japonês. Por enquanto é só isso e força nos estudos.

Ganbatte!